terça-feira, 3 de maio de 2011

MC Tubarão-Audi perto da aposentadoria

Desenvolvimento no limite leva gaúchos a construir novo chassi para a dupla Tiel de Andrade e Bruno Justo

Rio de Janeiro, 3 de maio de 2011 - O MC Tubarão Audi #5 da dupla Tiel de Andrade e Bruno Justo, um dos protótipos gaúchos mais conhecidos da atualidade, caminha para a aposentadoria. Isso é conseqüência do longo processo de desenvolvimento iniciado em 2009 quando Carlinhos e Tiel de Andrade (pai e filho) estrearam esse chassi conquistando a vitória na etapa do Gaúcho de Endurance disputada à noite e que marcou o fechamento do autódromo de Guaporé para as reformas que ficaram prontas no início deste ano.

A decisão de aposentar esse carro foi anunciada logo após o segundo lugar obtido pela dupla na classificação geral das 3 Horas de Guaporé, prova disputada há cerca de duas semanas e que abriu a Copa das Federações, certame que vale pelo título brasileiro da categoria Endurance. Nessa competição o biposto pintado nas cores branco e vermelho liderava a prova quando uma vibração nas rodas traseiras forçou a uma longa parada no box e entregar a liderança à Ferrari F430 da dupla Chico Longo/Daniel Serra.

"Nosso carro já está praticamente no limite do desenvolvimento", comenta Bruno Justo. "O câmbio e os freios já não estão a altura do acerto do chassi e da potência do motor e a vibração das rodas reflete o tempo de uso desse equipamento."

O novo carro de um das duplas mais jovens da Copa das Federações deverá ficar pronto dentro de dois a três meses e terá novidades que vão além dos freios e do câmbio, sendo que a mais importante tem a ver as rodas. O modelo atual utiliza modelos que foram usados pelos carros da antiga F-Chevrolet, ou seja, já estão no final da vida útil, conseqüência de muitos ciclos de aquecimento e resfriamento sob condições severas de uso. A proposta inicial é manter o mesmo diâmetro de rodas, porém usar modelos mais atuais, como explica Tiel de Andrade:

"Vamos usar modelos da F-3, que também tem cubo rápido. Vamos manter o aro 13 porque ainda temos um bom estoque de pneus Kumho nessa medida e o composto disponível tem se provado muito eficiente."

A base do novo Tubarão continuará sendo o chassi MXR, fabricado pela Metal Moro e baseado no projeto do engenheiro Luiz Fernando Cruz, originalmente comercializado com o nome MCR. Em meio a essa verdadeira sopa de letrinhas Tiel de Andrade e Bruno Justo não deixaram de se preocupar com a próxima etapa da Copa das Federações. Outras novidades poderão ser introduzidas no carro: Né Andrade, irmão de Tiel, viaja em breve aos EUA para acompanhar uma corrida de Miguel Paludo e pesquisar novos equipamentos para os modelos desenvolvidos pela empresa MC Tubarão. Bruno Justo, o atual parceiro de Andrade na condução do carro, dá uma pista sobre quais poderiam ser essas surpresas:

"Temos que revisar o câmbio Hewland com muito carinho, pois já notamos que o engate da quarta marcha deu sinais de fadiga nas 3 Horas. Quem sabe a gente consiga assustar um pouco o Chico Longo e o Daniel Serra: em Guaporé acho que a gente deu uma boa canseira na Ferrari…"

Confederação Brasileira de Automobilismo
Wagner Gonzalez
(011) 8326 6630
(011) 3805 3767

Foto: Tamar Peretti

Nenhum comentário:

Postar um comentário