terça-feira, 27 de setembro de 2011

Decisão do campeonato do Gaúcho de Endurance foi de fortes emoções

Assim começou a peleia

A decisão do Campeonato Gaúcho de Endurance, ocorrida no último final de semana, no Autódromo Internacional de Guaporé, contou com fortes emoções e vários acontecimentos decisivos para o certame - que estava aberto em todas as categorias.

Bela BMW com motor GM V8 feita pela MC Tubarão

Skorpius/Opel de Lisandro Webber de volta

AS Vectra, outro modelo pouco visto atualmente

Telmo Jr. e equipe lutaram e foram para a pista com o Logus

Destaque para a participação de alguns carros, como a estréia da BMW E36 #22, da dupla de pai e filho Rudimar e Eduardo Müller, carro que, além de muito bonito e extremamente bem construído pela MC Tubarão, conta com o forte motor Chevrolet V8 que ocupava o protótipo da equipe, alguns anos atrás. Destaque, também, para o protótipo Skorpius/Opel #44 de Lisandro Webber, que estava afastado há alguns das provas, sendo que já disputou a vitória geral na 12 Horas de Tarumã em 2004/2005, e também para outro modelo que disputou provas de longa duração durante muitos anos mas pouco tem-se visto ultimamente, um AS Vectra. Por fim, o Logus #51 Guaporense de Telmo Jr./Postal/Eberle, que tiveram quebra no sábado e lutaram com a troca de motor até poucos instante antes da largada.

A pole position ficou com o MC Tubarão #5 (Tiel Andrade/Bruno Justo), com o tempo de 1:06,664, seguido pelo MRX #10 (Pierre Ventura/Machão Cardoso/Tigrinho).

Carros da classe IV imprimiram forte ritmo na 1a bateria

A primeira bateria foi de um pega constante pela ponta entre o Tubarão e o MRX #10, postulantes ao título da classe I, que trocaram de posição várias vezes. Na classe IV, Délcio/Marcelo Dornelles (Voyage #3) e Airton/Isadora Diehl/Roberto Trettin (Gol #11) imprimiram forte ritmo, andando "colados" por um bom tempo, e um pouco mais atrás outro bom pega entre os Gols #77 (Tardivo/F. Bareta/Lima) e #53 (Márcio Martins), que estava em disputa direta com o #11 pelo título.

Um dos carros mais clássicos do automobilismo gaúcho atual, após pancada

Já na primeira bateria, também, o título começou a se desenhar para várias categorias. Na classe IV, com o abandono do Gol #53 na volta 18 e, quase no final da bateria, um forte choque do Voyage #3, tocado por Délcio Dornelles, que foi atrapalhado por dois protótipos que disputavam posição e acabou chocando-se frontalmente com a proteção de pneus da curva da vitória, ocasionando provável perda total de um dos carros mais clássicos do Endurance Gaúcho. O piloto teve algumas dores após sair do carro, mas fez exames e, felizmente, esta lenda do automobilismo gaúcho passa bem.

Fusion abandonou na primeira bateria

Outro que abandonou, com problemas mecânicos, foi o Ford Fusion V8 tubular #9 de Luciano Mottin/Mezzomo/Vilson Jr., na volta 40, facilitando o trabalho da Ferrari F430 de Poeta/Steyer/Silveira na busca do título da classe III.

Fogo obrigou bombeiros a invadirem a pista

Protótipo não teve condições de disputar a 2a bateria

E, na penúltima volta, outro lance decisivo: na penúltima volta, o Tubarão reassume a liderança ultrapassando o MRX #10, que, na última volta, chegando na última curva, teve uma quebra de câmbio, seguida por um incêndio que fez com que a equipe do Corpo de Bombeiros tivesse que intervir na pista, mesmo com alguns carros ainda concluindo a volta aos boxes. O fogo derreteu vários componentes importantes do motor do protótipo, tirando-o de vez da disputa.

Cali Crestani correu no Spyder Opel #16, ao invés do Tornado Hayabusa

Na classe II ainda continuava a disputa, com os líderes do campeonato, Marcelo Bottizo/Francisco Rossi (Spyder/VW #93) sendo seguidos por Cali Crestani, em busca do título. Cali não participou da prova com o seu Tornado/Hayabusa, entrando em parceria com Irineu Camargo/R. Bordin no Spyder Opel #16, e ainda tinha chances.

Ricci/Rosso venceram a classe III

A segunda bateria foi para confirmar os títulos, e com menos disputas, devido a ter apenas 12 carros largando, mas teve alguns lances interessantes, como a rodada da Maseratti #55 de Cláudio Ricci/Felipe Rosso que, mesmo assim, obtiveram a segunda colocação geral na prova e venceram a classe III.

Destaque para Bottizzo/Rossi, que sagraram-se campeões da disputadíssima classe II logo na sua temporada de estréia, e para Airton e Isadora Diehl, primeira caso que se tem conhecimento de pai e filha sagrando-se campeões no automobilismo nacional.

Com o resultado, o campeonato acaba assim (ainda aguarda homologação FGA):

Cat. I: Tiel Andrade/Bruno Justo (MC Tubarão #5)

Cat. II: Marcelo Bottizzo/Francisco Rossi (Spyder/VW #93)

Cat. III: Fernando Poeta/Carlos Steyer/Alexandre Silveira (Ferrari F430 #18)

Cat. IV: Airton/Isadora Diehl/Roberto Trettin (Gol #11)

Cat. V: R. Giordani/R. Zen (Courier #72)

Texto e Fotos: Niltão Amaral/Divulgação

4 comentários:

  1. Parabens aos Campeões. É muito bom ganhar um campeonato. Infelizmente não tenho mais o Voyage.
    O piloto teve uma vértebra quebrada, Tres meses na coleira. Foi uma pancada muito forte, frontal ,exatamente num grande toco de arvore que tem naquela curva. Não vi ainda o vídeo.Estou esperando um contato do pessoal do Tubarão pra ver. Obrigado Niltão pelo espaço e até uma próxima.

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  2. Niltão :
    Você está triplamente de parabéns!

    1º Por este trabalho maravilhoso de divulgação de diversas categorias que fazes... e nós sabemos o quanto fazes com dedicação e AMOR...
    mas amor mesmo, pois gasta $ do teu para fazer isso a todo os "apaixonados por velocidade"!
    2º Por seres um dos líderes da mais nova e bonita categoria do Automobilismo Gaúcho e Brasileiro... "A Classic virou moda".. graças a tí e ao grupo de amigos CLASSIQUEIROS...e ainda por cima participa... sempre no pelotão dianteiro;
    3º Nem precisarias ser amigo de ninguém... apenas o teu trabalho já o faria ser respitado no nosso meio... mas não... Dedica teu esforço não só as tuas coisas coma as coisas de todos que te cercam. OBRIGADO PELO APOIO, PELA PARCERIA E PELO CAMPEONATO, QUE JUNTAMENTE COM O SABIÁ, O TARDIVO E O BARETTA, ajudaram a EGP, eu,a Isa e o Trettin a conquistar esta vitória que fazemos questão de dividir com vocês. OBRIGADO.
    AIRTON E LILI DIEHL
    Escola Gaúcha de Pilotos
    Tarumã Kart Clube

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  3. Grande Airton!

    Sempre ouvi falar muito em ti, desde 1996, através do Luís, meu amigo da época de colégio. Mais de dez anos depois, pude comprovar que realmente, além de grande piloto, és um cara fora-de-série.

    É motivo de prazer e a realização de um sonho ter este envolvimento com automobilismo. Jamais imaginava chegar tão longe quando, ainda piá, estava grudado na cerca de Tarumã assistindo as 12 Horas 1986, vencida por um Passat (olha aí...)!

    Sinto imensa satisfação em poder, além de pilotar, trabalhar a favor do nosso automobilismo, sou um entusiasta e torço por todas as nossas categorias. Ajudo na medida do meu tempo livre: acabo indo até umas 3h da manhã escrevendo etc., mesmo tendo que acordar às 7h. Durmo pouco, mas satisfeito! Acho que "paixão" é o combustível para trabalharmos e melhorarmos nosso esporte. Temos uma turma muito boa trabalhando na divulgação aqui no RS, então tenho esperança no desenvolvimento da coisa!

    "Corro para fazer amigos" - certa feita li esta frase num carro de corrida, e acho que isto resume o meu pensamento em relação às pistas. Disputar posições, buscar a vitória, mas sempre com respeito e lealdade pelo próximo, dentro e fora das pistas. Este é o espírito que pauta a Classic, e que faremos de tudo para manter.

    O título de vocês é merecido, e fruto de muito trabalho durante o ano, que pude acompanhar. Fico feliz de ter uma pequena colaboração nesta conquista histórica de pai e filha.

    Sábado estaremos lá no estúdio da Band para repercutirmos o grande final de semana. O RS tem o automobilismo regional mais forte do Brasil, e isso não é bairrismo, só não vê quem não quer. SIRVAM NOSSAS FAÇANHAS DE MODELO A TODA TERRA!

    Forte abraço,
    Niltão Amaral.

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  4. Caro Zé,

    Doeu no coração ver o Voyajão naquele estado. Sempre admirei muito o carro, por ser o mais clássico da Endurance, e por andar uma barbaridade. Como não lembrar do baita pega dele nas 12 Horas 2010 com o Volvo C30, que é um carro moderno e muito bem desenvolvido pela MC?!

    Mas, acima disto, ficamos todos muito preocupados com o estado do Delcio, que é uma lenda em atividade do nosso automobilismo.

    Transmita a ele meus desejos de pronto reestabelecimento de sua saúde. Tenho certeza que em breve ele estará pronto para acelerar novamente e continuar fazer bonito para o público gaúcho. Tô sabendo que tá vindo um Golzinho esperto aí...

    Abração,
    Niltão Amaral.

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